terça-feira, 7 de junho de 2011

Festa do Divino Espírito Santo

Acadêmicos:
Camila da Silva
Daniel Ulisses
Elenice de Oliveira
Mariane dos Santos

A Festa do Divino Espírito Santo é uma cultura que foi legada ao Brasil pelos portugueses. Esta festa representa religiosidade, onde é cultuado o Divino Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade.

O presente trabalho pretende estudar a tradicional festa do Divino Espírito Santo dos anos de 1950 a 1960, relacionando-a com as transformações sociais sofridas pelos indivíduos urbanos.

Deste modo, pretendeu-se fazer uma pesquisa oral com alguns indivíduos que participaram destes cultos e festas, além de indivíduos que participam ainda hoje deste acontecimento. Paralelamente, uma pesquisa bibliográfica, onde possa ser analisada a representação e acontecimento desse culto no restante do país.

O Brasil é mundialmente conhecido por seu elevado número de praticantes do catolicismo. Assim, cultos voltados à religiosidade são praticados em todo seu território, mas cada qual abrange configurações diferentes. Pode-se citar a Festa do Divino Espírito Santo praticada pelos índios Karapicunas no interior do Amapá, citada por Vilson Francisco de Farias em seu livro Dos Açores ao Brasil Meridional. São situações onde o regional e o nacional se diferenciam por suas transformações sociais e econômicas.

A pesquisa justifica-se pela grande importância das práticas religiosas que determinaram uma série de processos políticos, sociais e econômicos entre os indivíduos. A religião também contribuiu - mesmo que sutilmente - para as relações de poder.


OBJETIVOS:

- Investigar os processos que ocorrem nessas festas e sua ligação com as relações de poder;
- Identificar os cultos “pré-festividade”, como cantorias do divino e novenas
- Relacionar as transformações ocorridas ao longo dos anos nos cultos;
- Comparar as festividades ao Divino Espírito Santo em Santa Catarina, em sua regionalização, com os cultos a mesma divindade no âmbito nacional.


REFERÊNCIAS:

CARVALHO, Francisco Diogo de. A Festa do Divino Espírito Santo de Lagoinha: devoção, manifestação e comunicação

CHAVES, Robson Belchior. Festa do Divino em Mogi das Cruzes. Revista Nures n° 15 – Maio / Agosto 2010 – Disponível em: http://www.pucsp.br/revistanures - Núcleo de Estudos Religião e Sociedade – Pontifícia Universidade Católica. p.11.

FARIAS, Vilson Francisco de. Dos Açores ao Brasil meridional: uma viagem no tempo: 500 anos, litoral catarinense. 2 edição, Florianópolis, Ed. do autor, 2000.

FERRETTI , Sergio Figueiredo. Festa Do Divino No Tambor De Mina: Estudo de ritos e símbolos na religião e na cultura popular. Trabalho apresentado na Sessão Temática: Les religions afro-americaines aujourd´hui: permanences ET transformations, durante a XXV Conférence de la Société Internationale de Sociologie des Religions (SISR), realizado na Bélgica, na Université Catholique de Leuven, de 26-30 juillet 1999. 17p.

FERRETTI, Sergio F. Festa do Divino no Maranhão. Texto publicado no Catálogo da Exposição Divino Toque do Maranhão. Rio de Janeiro: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular /IPHAN / MEC, 2005, p 9-29. 7p.

Folheto Festa do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora Das Necessidades - Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis – SC; 2008.

FRADE, Cáscia. Festas do Divino No Brasil. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, vol.2. n. 2, 2005. 11p.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Contins, Márcia. Entre o Divino e os Homens: A arte nas Festas Do Divino Espírito Santo. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 14, n. 29, p. 67-94, jan./jun. 2008

Instituto Histórico e Artístico de Paraty. Brincando com a Festa do Divino. Disponível em: http://www.ihap.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&catid=23:realizacoes&id=51:acoes-em-2006

PIRES, Cibélia Renata da Silva. Religiosidade caipira: a festa do divino em Piracicaba. FênixRevista de História e Estudos Culturais. Abril/ Maio/ Junho de 2009 Vol. 6 Ano VI nº 2. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/

SHAUFFERT, Olinda Terezeinha Fernandes. A Festa do Divino Espírito Santo em Penha – SC: análise turística e antropológica dos rituais de preparação da festa. Dissertação de Mestrado. Balneário Camboriú: Universidade do Vale do Itajaí, novembro de 2003.








Nenhum comentário:

Postar um comentário