quarta-feira, 8 de junho de 2011

Clube 12 de agosto: os bailes como espaço de sociabilidades da elite florianopolitana entre as décadas de 50 e 70

Acadêmicos:
Alexandre Medeiros
Antônio Nakazima
Mariana Heck

PROBLEMÁTICA: Como os bailes realizados no Clube 12 de agosto se apresentavam como um espaço de sociabilidades da elite florianopolitana entre as décadas de 1950 e 1970?

OBJETIVOS:
-     Analisar os eventos realizados no Clube 12 de agosto e as pessoas que o frequentavam;
-     Observar a apropriação do local como um espaço de convívio social, onde ocorriam encontros políticos, de negócios e de interesse familiar.

METODOLOGIA: o trabalho será elaborado a partir da análise de textos e jornais da época abordada, além da coleta de relatos.

REFERÊNCIAS:

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. Uma sociedade fechada, quando abria alguns dos seus salões. In: __________. Nossa Senhora do Destêrro. Florianópolis, Imprensa da UFSC, 1972. (Memória I). pp. 7-42.


SANT’ANNA, Mara Rúbia. Ser moderno em Florianópolis: a constituição de uma subjetividade em tempo de moda. In: FLORES, Maria Bernadete Ramos; LEHMKUHL, Luciene; COLLAÇO, Vera (org.). A casa do baile: estética e modernidade em Santa Catarina. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. pp. 177-208.


Memória Fotográfica. In: Site do Clube Doze. Disponível em: <http://www.clubedoze.com.br/index.php?option=com_expose&Itemid=83&topcoll=5>. Acesso em: 5 abr. 2011.

2 comentários:

  1. o vídeo está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TIOwBawETCo

    ResponderExcluir
  2. Ola Alexandre. Esse trabalho foi realizado? Onde posso consulta-lo? Favor responder para mleaos1@gmail.com. Grato. Mauricio Leao

    ResponderExcluir